Skip to main content

História do Sintetizador: O verdadeiro som dos 60s


Nos anos 60,o objectivo do sintetizador era criar,literalmente sintetizar novos sons a partir de elementos-chave como a tonalidade,timbre e envolvente.
A samplagem ainda não existia no dicionário da tecnologia da música,mas pessoas como Henry Chamberlin,da Califórnia,andavam a fazer tentativas para oferecer ao teclista sons de instrumentos acústicos reais,fazendo uso de gravações em fita de notas sustidas e padrões de ritmos que podiam ser retirados de um teclado.
Chamberlin embarcou neste projeto nos anos 50,se bem que o Rythmate M1 e M2 e o Musicmaster só tenham sido produzidos no início dos anos 60.Eram todos notoriamente temperamentais.Á parte alguns utilizadores notáveis,depois de alguns anos passados(Bowie e Eno no álbum "Low" de Bowie),o argumento principal de Chamberlin foi que a sua invenção serviu de "modelo"ao primeiro aparelhoI de emulação, o Mellotron.
Os Mellotrons eram feitos com a marca da Streetly Electronics por um trio de irmãos chamados Bradley.
Tal como nas criações de Chamberlin,os Mellotrons utilizam gravações em fita de pessoas a "sério",a tocar instrumentos a "sério".
O primeiro instrumento apareceu em 1962,se bem que só tenha sido em 1964 que o Mellotron passou para as listas de compras do Beatles,dos Rolling Stones,Moody Blues,etc.,etc.

Com a sua grande e longa caixa de madeira,o MKII parecia uma peça de mobília de igreja.Tem dois teclados colocados lado a lado e grandes botões de controlo.O teclado da esquerda acciona os ritmos gravados e padrões de acompanhamento,enquanto o direito está reservado para os tons usuais,dos quais seis podem ser seleccionados via botões de empurrar,no painel de controlo.
O sistema inclui a sua própria amplificação e reverberação de molas.
Para os teclistas medianamente ricos chegou mais tarde o Model 400,produzido 1970.
Neste instrumento manual,só 3 sons podem ser acedidos ao mesmo tempo num só banco de fitas gravadas.Não tem amplificação interna ou reverberação,se bem que possa alterar o volume,tonalidade e velocidade de fita.
Tocar um verdadeiro Mellotron é uma verdadeira arte.Os acidentes acontecem frequentemente(fitas encravadas,ou a afinação que começa a oscilar)e até o pequeno Model 400 é um caso sério.
É por isso que quem preferir actualmente utilizar os samples de um Mellotron tem de utilizar os 8 segundos completos de som gravado.Se não,não vai soar a Mellotron.
As quebras de som e as mudanças de timbre,não são parte da sua personalidade,"são"a sua própria personalidade.

Comments

Popular posts from this blog

História do sintetizador: Os anos 60 (Parte II)

Os primeiríssimos módulos como o oscilador 901(baixa frequência ou áudio) e o filtro 904A,continuam a ser itens de um preço altíssimo,mesmo que a sua estabilidade seja algo questionável. Pelos meados dos anos 60,os módulos Moog podiam ser comprados pré-agrupados de fábrica(se bem que por ecomenda,claro) em gigantes caixas de madeira intitulados com o célebre 3C(0s modelos C2 E 1C também eram feitos).O 3C era uma colecção de botões e interruptores e os primeiríssimos eram mesmo feitos á mão pelo próprio Tio Bob,representando o melhor em sintetização modular em termos sónicos(a falta de circuitos integrados no processo de sinal do sistema é o que lhes confere a sua enorme claridade em altas frequências). Por meados dos anos 60,os desenhos do Bob Moog foram comprados por muitas faculdades de música dos Estados Unidos,uma das quais a Columbia-Princeton Electronic Music Center onde o Walter Carlos então estudava.A afinidade e predisposição de Moog para ouvir os músicos(Carlos era então um s

História do Sintetizador :: Discos dos 60s

Switched on Bach - 1968 Os discos dos anos 60 em que aparecem sintetizadores propriamente ditos, são poucos e com grandes intervalos de tempo, dado que a palavra Sintetizador só se estabeleceu entre os músicos, depois do álbum seminal Switched on Bach de 1968, a exacerbar o uso da colecção de equipamento modular Moog , propriedade de Walter Carlos. Brinquedos electrónicos de vários tipos foram abrindo caminho tanto em gravações experimentais, como pop , a partir do aparecimento do tema Telstar dos Tornados, em 1962 e depois com algumas aparições no êxito Good Vibrations dos Beach Boys , em 1964, até à avalancha de tapetes "sentimentalóides" do Mellotron utilizado pelos Moody Blues , cujo teclista, Mike Pinder , tinha sido empregado dos "construtores" da Mellotron, a Streetly Electronics . O cartão de visita definitivo dos Moody Blues foi o grande-som-orquestral consagrado pelo seu álbum de 1968, Days of Future Past , onde aparece o agora muito celebrado t